Sign in or Join FriendFeed
FriendFeed is the easiest way to share online. Learn more »

Miguel Albano › Comments

Miguel Albano
Como é que o design disto custou 99 mil euros? http://blog.miguelalbano.com/como-e-...
Não pode... onde viste isso? - paula simoes ☃
Pois, agora fiquei curiosa como a Paula. De onde é que veio essa informação ? É que se me dissesses que todo o projecto de por online este site, o que inclui levantamento de informação e redução da dita a suporte electrónico teve esse custo, bem aí até acredito. - Sara Oliveira
No ionline ... assustador :S > - Miguel Albano from email
Miguel Albano
gostava de saber se o ionline tem autorização para usar conteudo do Qik... - Luís Miguel Braga
Luis, o conteúdo é do ionline, o Qik é uma simples ferramenta de trabalho. - Miguel Albano
Miguel Albano
Os pré-pagos vão ser proibidos - http://blasfemias.net/2009...
só não percebo pq é que meteram os pedaços da lei em inglês. traduziram-na ? é a lei portuguesa ou é a europeia ? - Carlos Canau
Carlos, é uma directiva europeia. - Miguel Albano
As leis em PT não são obrigatoriamente palavra a palavra traduções das directivas, ou são ? Logo o quote devia ser o da nossa lei. Ou percebe-se melhor o inglês ? ;-) - Carlos Canau
Carlos, a directiva é uma directiva (existe tradução no site da Comissão). Como tal, terá ainda de ser transposta para a legislação nacional. Mas terá de conter aquelas expressões (devidamente traduzidas). - Miguel Albano
errmmm... a lei é a 32/2008 em PT. a portaria que faltava teve os seus 90 dias de graça a acabar dia 4. no dia 5 deu-se início ao previsto na lei. - Carlos Canau
Steve Rubel
How Google is Unlocking the Hidden Ad Value of Old Media - http://www.micropersuasion.com/2008...
Brilliant analysis Steve, as always. Print media is going through a (r)evolution, whether they want it or not. - Miguel Albano
"Right now none of these are monetized with ads" nope, mags have ads > http://tinyurl.com/googlemags - Jérôme
Thanks. I edited my post. - Steve Rubel from IM
The cool thing is how ads smoothly change when you scroll down the mag. - Jérôme
"Places mentioned in this magazine" needs some tweaking... picking up street names/intersections as locations. Houston, Madison, etc. - abacab
Robert Scoble
Let me get this straight. I am in an Irish bar in Guangzhou China with free wifi and I can write that the Chinese should unblock all bloggers. What is wrong here?
The thought police are en-route... please remain in your seat. - Shmoe from IM
The only police that are here asked me to pay the bill. - Robert Scoble
The two secret police officers waiting outside to take you in :-P - Amit Morson
Now that's good police work. Did they ask you to pay their bill as well? :) - Shmoe
EEP. Be careful! - Tanya
My credit is getting crunched! Damn communists! :-) - Robert Scoble
Hi Robert, I've been following your posts from China and I'm quite impressed. Are we witnessing a radical change in China ? Should we be worried that this change will bring a major impact to our economies (bigger than the one we have already witnessed) ? - Miguel Albano
They are probably not as concerned about foreigners saying that. It's kind of expected really. It can be easy to think situation is better than it is, but undeniably I share your belief that the democratic situation is slowly improving. We shall not forget that democracy and freedom of speech must be reached by willing people in their own tempo. - Monia
There's always a work-around - paul mooney
It reminds me what Roger Waters once said "Fear Builds Walls" chinese government must be afraid on giving power to the people... - Peter Palatnik
Is there a moo.com competitors there? I can't find any. - adolfo foronda
Damn, Scoble's charm always saves him ;) - Pranav Bhasin
the Chinese are at a cross-rounds, the fred exchange of ideas is good for the country but bad for the government. I'm sure they'll find a work around, the Chinese have been the ultimate pragmatist for centuries. - Robert Hafer
The question is, can locals do that? You're a foreigner, and in the foreign media. They want you to be happy with your stay and report good things about China. I'm not sure, until they become a non-Communistic country, that the locals have complete freedom over there. - Jesse Stay
you will never leave the country alive - sofarsoShaw BAZINGA!
You have 30 seconds... - Carlos Granier-Phelps
Imagine if they did stomp on Scoble. He would get tons of press for it, they would look bad, and only Robert wins. So I'm sure it's a strategic reason he is being left alone. I used to get emails from a record label in China. Haven't for years. He just disappeared. - MarkCarras
It's in their best interest to make an American think things are becoming freer, really. See if you can talk to some locals about this stuff, maybe then you'll start getting some pushback. - Victor Ganata
News of the day. Blogger Robert Scoble mysteriously disappeared, never to be heard from again. - gfurry
They don't monitor everyone, trust me. You have to be a person of interest (well, I FIND YOU interesting). - Claudia Cragg
Those are good questions, can a local do the same thing? - Daltonsbriefs
can locals get together in China and blog about stuff that's on their mind? a reminder that Scoble is at CNBloggercon. 500 of China's top bloggers getting together. are there still limitations and restrictions. yes. positive change in China has been an evolution, not revolution. the former requiring patience. the latter being the quickest way to shut down positive change. - Christine Lu
But can a Chinese blogger openly criticize the central government? - Victor Ganata
Can locals do this? What I've heard is that they have and they often get away with it. But once in a while someone gets thrown into prison for speaking out too much, or too harshly, so they've learned to be nuanced with their criticism, or use humor. Several people were wearing shirts with river crabs on them. That is a direct criticism of the government, but in a way that no government official would be able to throw them in jail for. People are very resourceful in coming up with ways around stupid rules. - Robert Scoble
When I was in China a couple of years ago, except for momentary censoring on CNN, I saw no incursions into my freedom - Francine Hardaway from IM
And, yes, locals discuss this, and many other items very openly. The newspapers here have tons of news about the milk poisoning. That is a huge change from when I was last here (the state-owned media would have never discussed something like that here). Is it perfect? No way. Far from it. But it's a lot better than most people realize and it's changing fast. - Robert Scoble
I want to buy some of these subversive river crab shorts. Or possibly a river crab tie. Can't we all get behind subtly sticking it to the man? - Andrew
Occasional: I want one that says "I've been harmonized." (Blocked by Chinese censors). A river crab one would be fun too. - Robert Scoble
Perfect! And for those of you who did not catch Headbanger's reference to River Crab: rconversation.blogs.com/rconversation/2007/09/eating-river-cr.html - lonnie b hodge
Yesterday, I was interviewed by a European TV station after my Bloggercon presentation and they harped on the political ramifications of the event. I am far more interested in the global connections that will come of you and Shel Israel, David Feng and others being part of an amazing gathering of bloggers from across Asia. - lonnie b hodge
Lonnie - I wasn't referencing that, but Robert's comment previous to mine, but that is completely awesome. Thanks for the info! - Andrew
When you can read my blog of reviews for newer software that works on old slow 9x machines, from China (without using a proxy), we'll talk about it. Even my software site was blocked in China till I changed hosting at the beginning of this year. There is a whole lot of completely harmless non-political stuff that is blocked just to make sure other stuff on the same host can't be viewed. And this is how their actions affect ALL of us...not just people living in China. - April
I mean, that's sort of what I expected. You can say what you like as long as you're careful and don't piss off the wrong people. But there's still that "as long as" part. - Victor Ganata
Miguel Albano
If you have something to share, where to share ? Twitter ? Friendfeed ? Facebook ... we need to get organized quick ...it's getting to be too much
well... if it is a link, I use ping.fm and synchronize it with facebook, twitter, friendfeed, hi5 and linked in... - Pedro Rocha
but then, your twitter link will appear again on friendfeed - Miguel Albano
you can synchonize what u want. so you can take friendfeed out, if all the other tools are already synchronized with it. - Pedro Rocha
mashable
Goodbye, Privacy. Hello, 1984 - http://mashable.com/2008...
we're going back in time indeed - Miguel Albano
Pertinent words, looks that way doesn't it. - Mo Kargas
Steve Rubel
After a long lull, I am suddenly using Facebook a lot more. Anyone else?
me too - i'm starting to like the new format a lot - more people are posting content, more people are commenting, and the filtering allows me to digest more information from friends than i could in the past - it's getting more and more interesting jumping over there during the day - Kevin
Same here. Allowing comments on the Status updates is the catalyst for me. - Mike Doeff
Facebook is the true social network...it looks clean, works seamlessly and more people are joining in. It's my hub. - Miguel Albano
Using it, well no but certainly sharing more to it. I have been adding any photographers I can find on FB but that's it atm - Kol Tregaskes
my 2 aunts who are like 60+ years old are on FB. I just closed my account after finding out. - Mark L from twhirl
Yes. Seems to be more actual communication, less game-playing and showing off. - Timothy B. Taylor
I've never stopped, love FB. Have definitely noticed a downturn in the annoying apps spam though which I appreciate. - Kate
Nope. Not into limiting myself to intranets. I really don't get it.! - Steve 'Chippy' Paine
Nope...I was huge into playing a lot of the racing games for six months, but got bored with that, so now I'm using Facebook rarely. Doing a lot more friendfeed. - Scoble, Alex Scoble
Nope. The death of Scrabulous has confused my less techie relatives, who dislike the Scrabble alternative, so games have dried up. - Louis Gray
mainly use its as an 'outpost' (great term of Chris Brogan); as a content aggregator. Indeed, the new user interface is much more agreable! - Jeroen De Miranda
After a long lull, I am suddenly getting a hell of alot of emails from FB requests and notifications, forcing me to use it more. More than autofeeding is more. - Michael W. May from twhirl
Less for me though. I'm just there to play games with friends. - Carolyn Chan
we can check out at FB Steve, but tell us how in a blog post - we're still following you. ;) - Kevin OKeefe
Yes, the new design makes it much easier - you should give it a try if you haven't already. The filtering is much better than FriendFeed's, but it's more about people and not news - Jesse Stay
I just joined this week. Late to that arena. Turns out that a lot more of the folks that I have made friends with in my travels over the past 18yrs can be found there. - Mathew A. Koeneker
Love the new design. Always been a big user of it though. It's my main social portal. - Rob Record
yes, although I am resisting, I'm finding myself checking it again - Ivan Pope from twhirl
I got dragged in to play scrabble.. thats the only reason that I am there - Peter Dawson
My facebook use has become somewhat sporadic. I prefer Friendfeed for now. - Mattb4rd
agreed, except my 1400 facebook inmails late and their inmails management that still sux so bad don t you think Steve? - Loic Le Meur
I just realized that a bunch of my friends used it so I am trying to friend them - Tyler (Chacha)
I am using it less than ever since becoming a friendfeed fanatic. I might play a game or two on there once in awhile, but I can't get any real networking done there. - Laura Norvig
Well it's great to see some support for the site...it's been nothing but negative talk for a while now, which frankly I don't understand. - Zee.
Not really... - Outsanity
FB is great for storing stuff and for keeping in touch with friends who only use facebook, as well as with friends who network over a wider range of platforms. The games are a distraction. I have found a surprising, diverse number of old and new friends are using facebook. - Chris Loft
Yeah ever since I joined Twitter and Friend Feed I haven't really been on facebook. - Sheraz Mahmood from twhirl
I'm finding the same thing ... seems my real-world friends have woken up to and have pulled me back it. It's great to actually connect with people there - something I honestly was not doing at all for a very long time. - Jonathan Greene
David Rodrigues
Can Obama still Win the race if he doesn't choose Clinton as number 2?
The race is only now starting... - Miguel Albano
Paulo Querido
Um acontecimento único na Internet portuguesa - http://feeds.feedburner.com/~r...
Aguardamos ansiosamente ;) - Miguel Albano
Armando Alves
Bang ! the Urban Prankster network strikes again in Lisbon: http://www.youtube.com/watch...
Bang !  the Urban Prankster network strikes again in Lisbon: http://tinyurl.com/5zqhe2
Play
Armando, uma cópia de um anúncio da XBox :S ... ver mais http://willitbrand.blogspot.com/2008... - Miguel Albano
mai nada miguel... :) - Pedro Rocha
Nós sabemos perfeitamente disso. Se te inscreveres no grupo, vês que nem fomos nós que sugerimos a ideia (http://improveverywhere.ning.com/group...). A Urban Prankster Network não é uma agência de publicidade, apenas um grupo de malta que se quer divertir com algumas intervenções urbanas, por isso não temos problemas em buscar referências a outros lados. E estão todos convidados a inscrever-se para próxima missão no mês de Agosto e sugerir ideias originais. - Armando Alves
Ah, e é bem melhor em alta qualidade: http://www.youtube.com/watch... - Armando Alves
Ricardo Bernardo
Em Olhão, online!!!
Milagre ? Nã, progresso! - Miguel Albano
Estive de férias :-) - Ricardo Bernardo
Miguel Albano
Using Twitter to Friend Feed Contact Importer (version: 0.0.4) - http://InternetDuctTape.com/tools...
Twitter to Friend Feed Contact Importer finds all of your Tweeps on Friend Feed and automatically subscribes them. - Miguel Albano
cool! - Pedro Rocha
Pedro Rocha
in madrid...
que andas vendo por Madrid ? - Miguel Albano
Depois te conto... :) e para a semana vou para barcelona. - Pedro Rocha
Mário Pires
“Spanish blogger and friend Julio Alonso condemned for comments on his blog http://is.gd/NpD” - http://friendfeed.com/e...
Isto é assustador. - Miguel Albano
Pedro Rocha
Viral Marketing by the Colombian Government: - http://willitbrand.blogspot.com/2008...
A play out of the american handbook for military propaganda stories :) - Miguel Albano
Yep... Directed by "Guantanamo Studios" - Pedro Rocha
Bruno Amaral
can anyone point to a good wp-plugin for live chat?
live chat or live blogging with chat ? - Miguel Albano
live chat :) - Bruno Amaral
Paulo Querido
@malbano não o consultei ;) Acho que o Twitter me dará uma melhor resposa
btw, começo a perceber porque é que o FriendFeed vai ter mais impacto que o Twitter... mas sim, partilha, partilha :) - Miguel Albano
Paulo Querido
erm... estou com um probleminha. Devo ou não partilhar com o mundo o feed do povoaonline?
o que diz o teu advogado? - Miguel Albano
Miguel Albano
Is the corporate web site dead?
When thinking about a new corporate web site, what should we take into account? Social Networks, User Generated Media, Distributed Information, Lead Management? - Miguel Albano
FlaviaPM
@malbano boa idéia a do SummerCamp, mas acham mesmo que estudantes tem à disposição o valor da inscrição?
Flávia, trata-se de uma formação de valor acrescentado, que do ponto de vista curricular quer do ponto de vista de conhecimentos. É um valor tradicionalmente alto para um estudante universitário, mas queremos ou não queremos que os estudantes invistam em si? - Miguel Albano
Sim, mas é meio complicado, até eu que me interessei não consigo! :-( É sim, inveja de quem pode ir! - FlaviaPM
Pedro Custódio
Streaming video right from your phone - Pedro Custódio
Gotta get my company to get me a Nokia. - Miguel Albano
I left a request for a invite and haven't herad back since... - Mário Pires
Daniel Caeiro
Excelente link Daniel. Vai dar muito jeito nos próximos tempos. - Miguel Albano
Armando Alves
Os perigos da Internet. Aqui e Agora, SIC online - http://sic.aeiou.pt/online...
----------------------- PARTE 1 ------------------------- - Armando Alves
"(...) os blogs e a Internet parecem ter sido inventados para servir as piores características dos Portugueses", Miguel Sousa Tavares (MST) - Armando Alves
"Eu acho que o acesso à Internet deveria estar dependente de uma pré-identificação perante o servidor de quem é o utilizador, deveria haver um registo dele (...)", MST - Armando Alves
"As novas ferramentas são tão modernas (...) que a própria democracia tem dificuldade em lidar com elas". Lourenço Medeiros. - Armando Alves
"(...) resta-nos esperar e rezar para não sermos caluniados na Internet", Rodrigo Guedes de Carvalho (RGC) - Armando Alves
RGC: "É sobretudo nos blogs ... e se essa pessoa (...) assina desconhecido, anónimo? Como é que você o processa?" Rogério Alves (RA), em resposta: "Posso entregar à polícia aquilo que tenho, que é um print ou acesso ao blog escrito por um desconhecido" - Armando Alves
RGC: "Já foi caluniado na Internet?" Francisco Moita Flores (FMF): "Nem abro." - Armando Alves
FMF: "(...) isto são mundos de devassa, de violentação (...) o mais grave é os blogs serem utilizados por exemplo por terroristas, para branqueamento de capitais, para tráfico de armas, para tráfico de explosivos. E são-no. Através de mensagens cifradas." (...) os próprios blogs são formas de comunicar entre os terroristas, entre traficantes de droga" - Armando Alves
----------------------- PARTE 2 ------------------------- - Armando Alves
"No meio de comunicação mais global, qualquer dado, até mesmo uma fotografia pessoal, é do domínio público". Amélia Moura Ramos, sobre publicação não autorizada em revista, de foto retirada de uma rede social - Armando Alves
"Há jovens que se matam por se refugiarem demais na internet (...) Será que se matam porque a Internet é saudável?" Cláudia Moreira, espectadora - Armando Alves
RGC: "Os bloggers costumam dizer: isto é como se fosse o meu diário (...) Que tipo de conceito estamos aqui a viver ?" FMF: "estamos a viver um procedimento ambivalente: por um lado alguém que vive uma profunda solidão e precisa de se repartir. E repartir sem limites. Por outro lado, um profundo narcisismo para a necessidade de afirmação através da sua vida, ou do desviar da sua vida privada." - Armando Alves
RGC: "Quem bloga, está a dizer vejam que bem que eu escrevo, vejam o que eu penso, mandem-me os vossos comentários, porque todos os bloggers normalmente pedem comentários, pedem uma interacção dos outros internautas" FMF: "Porque não têm capacidade de fugir da solidão" - Armando Alves
FMF: "ao nível dos bloggers (...) há histórias que acabaram mal e histórias que acabaram em morte. Estamos aqui numa avenida sem margens, e numa avenida que nos pode levar de facto ao céu, mas que nos pode levar também ao inferno." - Armando Alves
----------------------- FINAL ------------------------- - Armando Alves
----------------------- (já podem comentar à vontade) ------------------------- - Armando Alves
Armando, já não há muito mais a acrescentar. Se vires as opiniões que andam pelos blogs, de facto está tudo estupefacto. Comigo, é um mix de incredibilidade, tristeza, frustração e medo. - Miguel Albano
Tristeza, alguma, mas sobretudo acho isto divertido. - Paulo Querido
(suspiro) - Benjamin Junior
Estou com o Paulo: um gajo irrita-se, mas depois diverte-se. - Marco Santos
A verdade é que aqueles 3 senhores fizeram um excelente serviço pela blogosfera. De vez em quando é preciso medir o pulso a estas coisas e ver que tipo de união existe entre as pessoas. A mim, pessoalmente, fez-me sentir orgulhoso e parte de algo muito importante. Parte de uma nova força que assusta, afinal, muita gente. A blogosfera está muito mais forte! - Rui Costa
Rui Costa, concordo contigo mas há outro aspecto: ao reduzir a blogosfera a um estereotipo, ou a vários, a SIC acaba por contribuir para que as marcas não a levem a sério ou a julguem inviável. Quem quer associar a sua imagem a um solitário narcisista e potencialmente terrorista? Quem lucra com esta visão imposta ao grande público? Os media, que na sua ignorância não percebem a dinâmica gerada pelos blogues e nos consideram concorrência. - Marco Santos
E porque não sugerir exaustivamente aos meios tradicionais pautas e discussões que sejam mais construtivas e que façam valer a voz dos profissionais da blogosfera? Ou é mesmo ingenuidade minha achar que uma mobilização das pessoas envolvidas na blogosfera pode dar frutos? - FlaviaPM
Outra observação que eu faço acerca da forma como a blogosfera está a reagir é um bocadinho off-topic: a defesa da blogosfera está a ser feita maioritariamente pela blogosfera ‘geek’. Posso estar enganado, mas dos blogues de política que acompanho não vi nenhuma menção ao assunto, nem à esquerda nem à direita. Contudo, são esses os blogues que têm mais destaque nos media. Porquê? Porque... more... - Marco Santos
Marco, não é só a blogoesfera geek. Também já li blogs de pitas que estavam no mínimo desconfiadas com o que ouviram. Talvez o grau de indignação não seja tão grande como na blogoesfera mais Geek, mas ela está lá. - Sérgio Rebelo
Marco, os blogs políticos por natureza são políticamente correctos e preferem focar-se na sua própria agenda. É mais que natural que sejam as pessoas mais tecnologicamente curiosas, aka geeks, a defender a sua liberdade de expressão na internet, ao fim e ao cabo é este o nosso canal de comunicação. Nenhum telejornal dá tempo de antena diário, ou semanal, a um geek aleatório. - Celso Pinto
Foi, até agora, sobretudo a blogosfera geek (tirando-me eu daí, por causa das moscas). As pitas, Sérgio? Onde (não conheço)? Dos políticos, apanhei agora o 5 Dias http://5dias.net/2008.... Celso, exacto, os blgues politicos tem a sua própria agenda, só batem na TV quando isso lhes proporciona vantagem. E têm agora o PSD e o petróleo para se entreterem. FlaviaPM, ingenuidade sua. - Paulo Querido
Paulo, sim, eu ando a ler os blogs das pitas. Fico sempre à cata de fotos. Não te sei dizer em que blogs é que eu vi, mas se pesquisares no Technorati pelo tema, encontras alguns. Também vi agora o 5dias. Pingou o Ponto Sapo. - Sérgio Rebelo
(back on track) @Marco Santos, sem dúvida que tens razão, a estratégia é essa mesmo. Não discordo em nada. O que quero dizer é que mesmo à custa de uma estratégia de descredibilização podemos, enquanto blogosfera, sair muito reforçados. Acho que a luta pela dignidade e imagem dos blogs ainda vai dar muito que escrever e que, como quase sempre, são os ataques que despoletam as acções. A blogosfera tem uma dimensão e poder que assusta muita gente (...) - Rui Costa
(...) mas a melhor maneira de acalmar uma fera nunca foi nem será, espicaçar com um pau curto. A SIC é o catalisador que precisávamos para discutir certos assuntos. Por esse facto fico eternamente agradecido. - Rui Costa
Rui, eternamente é muito tempo, mas sim, percebo o que queres dizer e concordo. Agora, há que saber aproveitar essa ira e a força que ela transporta no sentido de a canalisar para algo construtivo e não a deixar dissipar. Temos de ser rápidos. Ideias? - Sérgio Rebelo
Estou só agora a ver o vídeo (sim, sou lento, sue me) e toda esta conversa do MST é uma treta. Então se eu mandar imprimir 100 mil panfletos a dizer que o MST é um plagiador e, pela calada da noite, os distribuir por Lisboa inteira, quer isso dizer que os panfletos foram inventados para servir as piores características dos Portugueses? Ai tecnofobia, tecnofobia. - Celso Pinto
Acho que o MST ainda não percebeu que está caduco. Um grande campeão de boxe tem que saber quando é hora de deixar o ringue. De qualquer forma, a mim reconforta-me o facto de saber que pessoas com opiniões minoritárias também têm tempo de antena. Aos menos têm o benefício de criar polémica e de percebermos que o que vem na televisão pode perfeitamente ser treta. Eu gostaria que a televisão perdesse o seu estatuto de vaca sagrada e que as pessoas a assemelhassem, por regra, a um tablóide rasca. Ai, utopia... - Guillaume
Armando Alves
Creating a Blogger Outreach Code of Ethics - - Take 1 - http://blog.ogilvypr.com/...
Código de conduta de e para bloggers ? - Armando Alves
Acho que o link da Flávia nos leva agora para este assunto não? Estaríamos a falar de que tipo de código? Uma coisa à Tim O'Reilly? - Rui Costa
muito interessante...este é um assunto que interessa essencialmente às consultoras de comunicação e demais dep. de comunicação, mas é um processo onde todos devem participar. - Miguel Albano
Acho que um código deste tipo deve ser muito bem discutido e estruturado e vai levar ainda algum tempo até todos começarem a definir os primeiros itens do código. Mas acho que já podemos adiantar alguns tópicos pois temos a noção do mínimo que pode ser feito. - FlaviaPM
@ruicosta Sim, o código de conduta podia aplicar-se a ambas as partes. Do lado do bloggers, só me recordo do proposto pelo Tim O Reilly (despoletado pela saída da Kathy Sierra da blogosfera). Mas acho que devemos concentrar-nos em trabalhar primeiro no das mar-coms, para não se cometerem os mesmos erros de principiante. - Armando Alves
O que é um blogger? queria entender para poder ajudar a pensar em um código de conduta....pergunto isso só para saber a diferença entre a minha tia que tem um dos blogues do brasil mais visitados sobre cães (e ela não entende nada de internet) e vocês que estão muito dentro do que se passa na blogosfera.... - Andre Rabanea
Não concordo com a existência de um código de ética para blogs. Para mim, seria o mesmo que criar um código de ética para comentários, por exemplo. Um blog é um produto bastante volátil e muitas vezes associado a interesses pessoais do seu autor, e é assim que deve continuar. - Bruno Pedro
Bruno, não tem que ser nada de rígido. Creio que passa por passar a limpo as regras não escritas da blogosfera. Não é o ditado popular que diz "para ser respeitado tem que se dar ao respeito" ? - Armando Alves
Tenho de concordar com o Bruno, um blog pode e deve reflectir a agenda do seu autor, mau seria se assim não fosse. No entanto, devia-se cultivar um pouco mais a cultura do "full disclosure". - Celso Pinto
De facto, há que esclarecer aqui uma lógica. Faz sentido haver boas práticas para os bloggers ? Ou fará sentido as boas práticas para aqueles que pretendem relacionar-se com os bloggers (blogger outreach). Faz todo o sentido que essas boas práticas sejam desenvolvidas em colaboração com os bloggers. Faz sentido que eles façam parte desse processo. - Miguel Albano
É impossível não ver muita razão nas palavras do Bruno Pedro mas é também certo que há linhas gerais em termos de ética e/ou conduta que podem e devem ser seguidas. - Rui Costa
@Miguel Albano e porque não ambas? - Rui Costa
@Rui Costa ... hmmm ... não digo que não. Mas não caberá a cada blogger definir a sua própria conduta? - Miguel Albano
@Miguel Albano depende do que cada blogger pretende do seu blog. Mas percebo a questão. O problema é que nós estamos para aqui a "falar" como se tivéssemos bloggers profissionais aos montes :) - Rui Costa
@Rui não temos bloggers profissionais aos montes, mas somos os primeiros e acho justa a discussão para que no futuro os novos bloggers já tenham o caminho mais definido! :-) - FlaviaPM
@Flávia claro! todos os debates são bons. Eu gosto é de descer à terra de 10 em 10 minutos só para ter a certeza que não caio de muito alto :)) - Rui Costa
@Rui, sim, claro. Daí a tal questão de se vale a pena para uma empresa patrocinar um blog. Talvez no início valha mais a pena para uma empresa criar um blog e pagar a bloggers para escrever aí. Isso foi o que a Nokia fez no Brasil com o Alexandre Inagaki. A qualidade estaria assegurada e ao mesmo tempo seria uma forma de ambas as partes se protegerem. Talvez alguns leitores não vissem com bons olhos isso. Mas acho que é uma solução viável. Mas em termos de SEO, não sei se seria a melhor estratégia. - Miguel Caetano
@Miguel Caetano - Concordo que seria mais interessante contratar um blogger para "gerir" um blogue corporativo. Mas teria que ficar claro de que era um blogger contratado para servir a empresa. As coisas têm de ser trasnparentes - sempre! Senão vai-se a credibilidade por água abaixo. - FlaviaPM
@Miguel Caetano e @Flávia daí precisarmos de um código de conduta que sirva esse tipo de funções certo? - Rui Costa
@Rui então já temos o primeiro item do código definido! ;-) - FlaviaPM
Por princípio, embirro com movimentos legisladores na blogosfera. Digo isto porque na essência da blogosfera está precisamente a capacidade de ser auto-reguladora. Não existem leis aqui, mas todos nós conhecemos uma série de «leis» não-escritas que seguimos, aceitamos e defendemos porque resultaram de uma série de experiências tidas em conjunto pelos bloggers ao longo dos anos, e não de... more... - Marco Santos
Acho que estamos a dispersar um bocado. A razão para um tal código, segundo me pareceu, seria para bloggers que tomassem a decisão de rumar numa orientação definitivamente comercial. O tal mercado de que o Júnior falava no início e que eu continuo a achar que tão cedo não existirá, a existir, obrigará a separar as águas, i.e., os blogs. É claro que o sentido de responsabilidade inerente e natural em cada blog e blogger continuará a imperar mas imagina tu que a empresa X decide... (continua) :)) - Rui Costa
patrocinar ou comprar espaço no blog Y que segue uma certa linha editorial, numa temática constante, etc. É esperada a manutenção deste estado de coisa e uma série de regras assumidas, embora não ofereçam totais garantias, oferecem qualquer coisa de concreto. Se me dizes que os bons blogs e bloggers já assumem e se regem por esses princípios não poderia estar mais de acordo mas o problema aqui não somos nós, é o que está do lado de lá. - Rui Costa
É mais ou menos como as métricas...quem as quer e quem deles fará grande uso são as agências e respectivos clientes. Ainda relativamente ao assunto acima. Uma rede como a TE tem algumas das características que referi. Acho que grande parte do sucesso comercial de muitos blogs passará pelo agenciamento colectivo em redes como a do Paulo. - Rui Costa
@Marcos / Bitaites: a proposito do teu post no bitaites e comentários subsequentes, creio que niguém aqui pretende legislar no sentido estrito. Chamem-lhe uma declaração de intenções, um código de conduta, um blogging for dummies, whatever. Da parte que me interessa, seria sobretudo uma forma das marcas terem uma referência sobre como se relacionar com a blogosfera portuguesa. - Armando Alves
@Armandos: as marcas não precisam de referências para a blogosfera, precisam de entender o que ela é agora e aceitar-lhe o valor do que ela oferece agora. Querem legislar porquê, para ganhar publicidade e patrocínios? E quem faria essa legislação? Meia-dúzia de iluminados? Todos os bloggers? A separação das águas deve ser feita através do valor, postura e conteúdo de cada blogue. - Marco Santos
Armandos sou eu e o Armando Alves? - Rui Costa
Rui: pode ser. «Marcos», por outro lado, sou eu e o reflexo no meu espelho. :P - Marco Santos
Tu estás é mal disposto por teres recomeçado a fumar e vens para aqui descarregar em mim. Isto porque sabes que eu tolero tudo a um gajo que faz dois posts sobre lingerie (gajas) em menos de 24 horas. :D Quanto às marcas temo que precisem mesmo de referências mas como não sou "marca" não me vou incomodar muito mais com isso. Valor, postura e conteúdo, infelizmente nunca serviram para separar nada. - Rui Costa
Armando Alves
Métricas em Blogs Portugueses: como as obter ?
ui... isto dá pano pra mangas. Quantitativas, muito simples... mas qualitativas parece-me completamente inviável... alias, viu-se pelo granel da eleição do "melhor blog portugues". - Benjamin Junior
sou a favor de todas elas já que todas apresentam problemas óbvios :D - Rui Costa
@rui fala a voz da experiência :) - Benjamin Junior
Um counter comum ? a agregação a uma ferramenta de analytics comum (compete.com) ? - Armando Alves
O SAPO poderia ter a massa crítica e idoneidade para fazer essa ferramenta - Benjamin Junior
@Ben yap! - Rui Costa
o meu "yap" não é para o SAPO :)) Teria sérias reservas e só daria motivo para o surgimento de pelo menos mais 2-3 ferramentas dessas num período demasiado curto e consequemente mais bagunça surgiria. - Rui Costa
Quem é que confia no SAPO? - Miguel Caetano
o sapo tem a capacidade de agregar muita comunidade... quando à idoneidade, tenho a certeza que o faria de uma forma isenta. - Benjamin Junior
Uma parte da solução das métricas está nas agencias... alguém tem que dar o primeiro passo para haver confiança. - Benjamin Junior
eu não disse que desconfiava mas reafirmo que teria reservas. O SAPO é parte demasiado interessada nesse processo. Só isso. - Rui Costa
Sapo as in "don't be evil". Desde que o processo seja opt-in, e que sejam explicadas bem as regras e finalidades, é uma situação win-win. E provavelmente contar com a colaboração do futuro IAB Portugal. - Armando Alves
Armando,a nossa experiência a lidar com este desafio centra-se na consolidação das métricas que já existem (independentemente de serem mais ou menos credíveis). Essencialmente, desenvolvemos um modelo onde agrupamos métricas do Technorati,Google, Yahoo!, etc e onde aplicamos alguns valores subjectivos. Nunca vamos conseguir encontrar uma métrica quantitativa objectiva porque não existe quem tenha os dados (já de si conflictuosos) dos próprios blogs. - Miguel Albano
@Miguel Agregar os dados de serviços não baseados em PT e que vão pouco além da contabilização de links pode não ser a melhor solução. A opção pelo Sapo era sobretudo porque preferia depender de um agregador nacional, já que seria dificil convencer bloggers a instalarem um script/counter de outra entidade mais dúbia. - Armando Alves
É assim: não é nada pessoal contra ninguém, mas eu sinceramente prefiro outra entidade qualquer do que ao SAPO. O SAPO é uma parte interessada nesta questão. - Miguel Caetano
Benjamin, eu não confiaria no Sapo para estas métricas. - Paulo Querido
Armando, hajam números em Portugal e eu uso-os. Mas começo com um problema simples. O que é um blog nacional ? É um blog escrito em Português de Portugal, por um Português de Portugal? É para mim, as métricas só são úteis como base de comparação. Eu preciso de métricas para comparar um Certamente! com um TechCrunch (em escalas diferentes, naturalmente). Claro que isto é a nossa necessidade :) - Miguel Albano
A questão das métricas está associada a outra: compensa a uma empresa investir em blogs quando o mercado português de Internet continua a ser bastante limitado? Se calhar só vale mesmo a pena patrocinar um blog com a dimensão do PPLWare... - Miguel Caetano
Miguel, investir em blogs...eu diria que compensa investir em relacionamentos, com bloggers. A comunicação tende a ser muito mais focada. A dimensão é relevante no nicho. Patrocinar um pplware não é mais que mera publicidade. Aí, um blog compete com um Google, com um DN, com uma SIC. E aí entram outras métricas :) - Miguel Albano
Eu acho que devemos acima de tudo que distinguir entre capacidade de mobilizar (vg. influenciar) e capacidade de distribuir uma mensagem. Se é quantidade que se pretende não é decerto no tráfego de UM blog que o vão encontrar. Já no de todos a história poderá ser diferente. Quanto à primeira capacidade, essa sim, poderá estar nas mãos de um blogger. - Rui Costa
Pelas definições que fomos encontrando por aqui foi possível perceber que um blog é claramente uma manifestação muito pessoal. O jogo da influência é feito no "um para um" dos relacionamentos, na proximidade entre o receptor e o emissor. Os blogs têm de facto esse condão ou não? - Rui Costa
Rui, sim mas hás-de reparar que os blogs mais pessoais são geralmente aqueles do blogspot - que são em geral mais opinativos. Coincidência ou não, os mais populares são aqueles escritos por bloggers cujo poder de influência não advém da Web mas sim dos partidos, da televisão ou dos jornais. Funcionam como uma mera câmara de ressonância. E não é desses que estamos a falar, creio eu de que... - Miguel Caetano
@Miguel Caetano absolutamente de acordo com tudo...infelizmente! - Rui Costa
o tipo de métricas de que falamos aqui tem menos a ver com notoriedade e mais a ver com capacidade de influência e de mobilização. No entanto, é extremamente difícil apontar os influenciadores. Eu não chamaria influenciador ao Obvious, que é o blogue de mnaior audiência, mas tb não o chamaria ao Nuno Markl... Já o celso.arrifana.org, por exemplo, com uma audiencia limitada, tem um poder de influenciar (eu diria mais: de condicionar) um grupo muito aquisitivo de certos produtos. - Paulo Querido
Isto é muito complexo. Portanto, o melhor mesmo é simplificar.Pageviews, onde está a publicidade (linha de água, design), uniques, estão para lavar e durar. - Paulo Querido
Sem querer descurar o aspecto quantitativo (importantíssimo para a monetização), lembrem-se que em media social o que realmente interessa são as pessoas, e não só os page views e uniques. - Armando Alves
é claro que é complexo e que é quase certo que não consigamos sair deste tipo de parametrização e consequente classificação. Mas a haver uma classificação pela tal influência ela terá que partir do lado de lá, das agências, etc. São eles quem a podem definir. Ou não? Poderia eu ser juiz em causa própria? Quem tem afinal os bons e adequados instrumentos de medida, ou melhor, as convenientes unidades de medida? - Rui Costa
sim, penso que quem deve definir isso é quem QUER as métricas. As minhas métricas são outras. No meu caso, o C! chega a quase o triplo do que se clasifica de audiência (uniques / pageviews). Via RSS, newsletters, som, etc. Mas eu não impinjo isso a uma agência. - Paulo Querido
Page views, visitantes únicos, autoridade no technorati, pagerank, alexa, número de subscritores de feeds, número médio de comentários, número de followers no Twitter... Acho que são tudo boas ferramentas - Miguel Caetano
Pois ... e até gostava de poder dizer que as agências têm vontade e recursos para fazer isso. Mas por enquanto não. Pelo menos até à media social começar a ganhar mais relevo/notoriedade e os CMOs deixarem de trabalhar sobretudo em above-the-line e o banner ocasional. - Armando Alves
@armando: nesse caso, acho que o tal modelo do blog gerido por blogger(s) ainda faz mais sentido. A agência ou o anunciante escolhem aquele(s) que mais se adequa(m) ao seu target e à mensagem que pretende transmitir. - Miguel Caetano
Isso é apenas uma táctica. Blogger outreach pode envolver várias combinações (disclaimer: eu não trabalho em compra de media ou RP :) são apenas as minhas opiniões pessoais e não a da agência ou grupo onde trabalho) - Armando Alves from twhirl
@Paulo Querido olha que o Nuno Markl tem uma capacidade de influenciar relativamente interessante. Será mais um indutor de comportamentos, pelas suas próprias experiências. Naturalmente que o Celso atinge um target muito diferente, muito atento ao que ele tem para dizer. A própria definição de influência é de si subjectiva. Quem me influencia a mim não será certamente que influencia o meu vizinho do lado. - Miguel Albano
yeaps. A noção de influencia é subjectiva. Assim, só uma marca (ou agência) pode definir o que pretende. - Paulo Querido
ainda para este departamento, veja-se o que se passa nos media online: Newspaper website audits come under close scrutiny http://www.guardian.co.uk/media... - Paulo Querido
Robert Scoble
Interesting, proof that my noise still can get on TechMeme. On a Sunday, at least. http://www.techmeme.com/
Robert, i'm still an infojunkie and increasingly depending on you for some breaking news ;) the china quake is just another example of the power of noise aggregating platforms such as friendfeed and twitter - Miguel Albano
"Twitter is crack for newsmakers" = priceless!! ha, ha! "FriendFeed" is crack for me! (everday geek!) - Susan Beebe
Robert Scoble
Shhh, no one is on Twitter - http://scobleizer.com/2008...
that's a first ! - Miguel Albano from Alert Thingy
Other ways to read this feed:Feed readerFacebook